Sim, é possível aliar toda a obrigatoriedade de apresentação de declaração de imposto de renda a causas sociais e render sorrisos de muitas pessoas.  

Todo contribuinte que declara seu IR pelo formulário completo pode reverter até 8% do Imposto a pagar para apoiar iniciativas e as ações transformadoras que beneficiam muitas pessoas e projetos sociais.

As regras permitem que parte do valor devido seja destinada a instituições de amparo a crianças e idosos e de apoio ao esporte, cultura e saúde. As doações podem ser feitas a fundos que atendem a causas em âmbito nacional, estadual ou municipal.

A relação dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte consta no próprio programa gerador, sendo possível, portanto, escolher um fundo, mas não uma determinada entidade.

Depois de fazer a opção, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago até o último dia de entrega da declaração, 30 de abril.

Lembrando que pode aderir à doação na DIRPF 2021 o contribuinte que fizer a declaração completa.

Passo a passo 

 Ao navegar pelo programa do imposto de renda, o cidadão deve clicar na opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, é necessário clicar no botão “Novo” e escolher para qual fundo vai direcionar a contribuição. O próximo passo é escolher a quantia que será doada. Nessa etapa, o próprio programa do imposto de renda vai calcular e indicar o valor máximo disponível. Para finalizar, o contribuinte deve imprimir dois Documentos de Arrecadação da Receita Federal (Darfs). Um deles trata-se da primeira quota ou da quota única do imposto devido, apurado na declaração. Já o segundo é referente à doação. Caso haja perda do prazo de pagamento do Darf da doação, o contribuinte fica obrigado a recolher a diferença a título do imposto de renda.

Especialistas em soluções para a pessoa física

A Marpe tem uma equipe preparada para lhe atender e orientar contribuintes em todos os passos e etapas da declaração, fale conosco (85) 98887-1673, nós podemos te ajudar. Conheça nosso site e nos siga também em nosso Instagram.