Como já sabemos, existem uma grande quantidade de impostos, que são divididos entre federais, estaduais e municipais, e que é cobrado por pessoas físicas ou jurídicas. Entre esses impostos, taxas e contribuições, o Brasil possui uma lista de 92 tributos vigentes.
Os impostos garantem a prestação de serviços e cumprem as suas obrigações perante toda a sociedade. De forma obrigatória, o governo retira dos cidadãos uma parcela de sua riqueza através desses impostos. E funciona da seguinte maneira: se não pagarmos podemos sofrer consequências através de multas, sanções legais e administrativas.
Mas como é feita a divisão desses impostos? Através desse artigo vamos te apresentar todos eles. Confira.

  • IMPOSTOS FEDERAIS

São 8 os impostos mantidos pela constituição, que é a lei máxima em nosso país. Na verdade, a lei esclarece quais são as competências de cada um deles. Esses impostos são responsáveis por cerca de 60% do total das arrecadações de impostos no nosso país.

São eles:
-II: Imposto sobre importação, para mercadorias vindas através da exportação;
-IOF: Imposto sobre operações financeiras, para empréstimos, ações e demais ações financeiras;
-IPI: Imposto sobre produtos industrializados – Está diretamente ligado à indústria;
-IRPF: Imposto de Renda Pessoa Física, sobre a renda do cidadão;
IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica, sobre a renda de CNPJs;
-Cofins: Contribuição de financiamento da seguridade social;
-PIS: Programa de Integração Social;
-CSLL: Contribuição social sobre lucro líquido;
-INSS: Instituto Nacional do Seguro Social. 

  • IMPOSTOS ESTADUAIS 

Os impostos estaduais são destinados a administração do Governo Estadual, tem sua finalidade para financiamento de serviços, investimentos de infraestrutura para a população. É responsável por 28% da arrecadação total. 

-ICMS:  Impostos sobre circulação de mercadorias e serviços; – É o imposto que incide quando um produto ou serviço tributável circula entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas. 
-IPVA: Imposto sobre a propriedade de motores automotores; É cobrado anualmente e bastante conhecido por donos de veículos terrestres e aéreos também. Seu valor varia de acordo com o Estado.  
-ITCMD: Imposto de transmissão causa mortis e doação;  É o imposto destinado à transferência de bens em caso de herança e doação, pode incluir partilhas de divórcio ou renúncia de herdeiro.

  • IMPOSTOS MUNICIPAIS

Esses impostos são responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações em nosso país. O município é livre para decidir onde investir os impostos recolhidos, definir alíquotas, prazos e os processos.

-IPTU: Imposto Predial e Territorial Urbano; É voltado para as propriedades com construção no meio urbano. Cobrado anualmente, o IPTU é calculado com base no valor do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público.
 -ISS: Imposto Sobre Serviços; Incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. 
-ITBI:  Imposto de Transmissão de Bens Móveis; É um tributo cobrado pelas prefeituras ao comprador de um imóvel mesmo na compra deste na planta. O não pagamento pode gerar no não recebimento do imóvel.
Através desse artigo você conheceu um pouco mais sobre os tipos de impostos. Ao saber mais sobre esse assunto e como eles podem ser cobrados, é possível ter mais clareza sobre os motivos e destino dos tributos pagos anualmente por você ou por sua empresa. 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre, a Marpe está aqui para te ajudar! Conte com o nosso atendimento especializado e com a qualidade e eficiência da nossa equipe. 
Saiba mais clicando aqui!