O papel da contabilidade na sua empresa é fundamental, visto que, ela ajudará nas tomadas de decisões e na preservação da saúde financeira do seu negócio. E possuem a responsabilidade de apresentar aos gestores os valores de seus custos, receitas, despesas, lucros, ativos e passivos.

Se pegarmos a definição científica de contabilidade, chegaremos à descrição de uma ciência que trabalha com o patrimônio e registra o quanto uma instituição administra seus bens e recursos.

E quando não é dada a devida atenção à contabilidade da organização, pode acarretar no surgimento de problemas ligados a débitos tributários até o fechamento de negócios. Por isso, é importante que as informações contábeis sejam frequentemente verificadas, analisadas, organizadas e reparadas, quando apresentarem erros. Posto que, uma contabilidade eficaz tem a possibilidade de prever problemas e assim evitar prejuízos.

As funções da contabilidade na empresa

Para entendermos de forma mais clara a relevância da contabilidade, vamos apresentar algumas funções desse ramo.

Registrar

Todo valor que entra e sai da empresa é registrado com a área contábil, assim como, o destino e a origem de cada custo. Além disso, é também essencial registrar os gastos como estoque, insumos e funcionários. Tal atividade vai além da questão gerencial, o registro de todas as movimentações financeiras é uma atividade prevista em lei, ou seja, para que uma empresa esteja dentro das conformidades tributárias e legais é indispensável o registro de todas as suas movimentações.

Organizar

É necessário organizar um sistema de controle apropriado para a empresa. O profissional da área deve pensar em sistemas exclusivos para cada empresa, levando em conta as particularidades e a forma de trabalho de cada lugar. Dessa forma, o sistema de gestão selecionado deve conter de forma clara todas as movimentações financeiras para que se possa gerar análises contábeis.

Demonstrar

Com base nos registros realizados, é preciso expor regularmente através de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa.  E por meio da contabilidade também é feita a demonstração de fatos e transações que possuem o poder de afetar a empresa enquanto patrimônio. Tais demonstrações envolvem vários stakeholders, tanto os sócios da empresa, funcionários, investidores externos, entre outros. Dependendo do porte da empresa, os demonstrativos são expostos publicamente, de forma que toda a sociedade possa ter acesso aos demonstrativos financeiros, essa prática envolve princípios de governança corporativa.

Analisar

Os demonstrativos com a finalidade de apuração dos resultados obtidos; é de suma responsabilidade dos gestores o acompanhamento dos resultados financeiros da empresa, seja os lucros ou custos de operação, afinal de contas o que não é medido não é gerenciado. Tal análise deve ser acompanhada com vistas ao planejamento financeiro da empresa, ou seja, cabe ao gestor acompanhar e analisar a sua contabilidade e traçar planos de ação para possíveis desvios de planejamento, tal prática é de suma importância para a boa saúde financeira da empresa.

Fazer o acompanhamento

Como citado anteriormente, uma contabilidade eficiente deve ser acompanhada de forma estruturada, em outras palavras, o planejamento financeiro da empresa deve ser acompanhado de perto por meio da execução dos planos de ação. Essa atividade é extremamente importante para que a empresa possa se antecipar aos gastos programados, como férias de funcionários, décimo terceiro, dentre outros gastos já programados. Para que esses gastos não causem um impacto negativo no caixa da empresa, o acompanhamento deve ser feito pelos gestores de forma frequente, sempre se antecipando aos custos programados. Dessa forma, os gestores conseguirão o equilíbrio entre ativos e passivos.

Afinal, qual o papel da contabilidade na empresa?

O papel da contabilidade na empresa é um fator crítico de sucesso, é impossível uma empresa ter bons resultados sem uma contabilidade bem estruturada que dê insumos para os gestores tomarem as melhores decisões. As funções da contabilidade mostraram alguns passos de como essa gestão deve ser feita.

E na sua empresa, como está sendo realizada a contabilidade? Precisa de assistência? Nós te ajudamos! Entre em contato conosco através do número (85) 98887-1673 e conheça também nosso Instagram.