O certificado digital é forma mais segura e prática de mostrar que você é de fato você mesmo. E quando usar? Nas transações feitas pela internet, provando que não há fraude e ninguém está usando de forma indevida o seu nome ou o nome da sua empresa. Além de garantir maior proteção para os dados, gera com mais rapidez o recebimento de documentos que possuem validade legal. Eles são documentos virtuais capazes de encurtar as distâncias ao permitirem que grandes partes das questões burocráticas seja resolvida remotamente, sem gastar com deslocamentos.

Qual é a finalidade do certificado digital?

Na prática trata-se de facilitar, economizar e modernizar o processo de identificação entre duas partes ao agilizar as transações bancárias, assinaturas de processos e muito mais. Basta um simples acesso à internet e ter o certificador que fará o trabalho que antes além de desgastante custava caro.

Agora uma Autoridade Certificadora gera e se responsabiliza por sua autenticidade transformando em um arquivo eletrônico. Porém, para garantir a segurança das suas informações os dados são criptografados e protegido por um algoritmo complexo tornando a transação de dados um ambiente seguro evitando fraudes.

Para ter acesso aos dados, você seleciona a sua chave de criptografia que existem duas: pública e a privada. A privada é de utilização individual, onde é guardado as informações pessoais como: identificador único e a validade, os dados do usuário (nome, e-mail, CPF ou CNPJ). Já a chave pública é a forma de decodificar o que foi criptografado pelo certificado digital. É patrão de trabalho que as chaves públicas tenham acesso liberado para quem precisa utilizá-la.

Agora que você já sabe qual a finalidade e como funciona, conheça as vantagens:

No Brasil há dois tipos de certificados: A1 e o A3. O A3 utiliza com base em um hardware, ou seja, ele fica transmite por um dispositivo a parte do computador que pode ser um token usb ou um leitor de cartão magnético/eletrônico. Com isso, você pode usar o modelo A3 em qualquer computador facilitando a portabilidade dele. E há mídias em que o certificado for instalado que pode ter até três anos de validade.

Já o A1 é gerado por um software que é instalado no computador desejado, este modelo é mais barato que o citado acima, porém, com ele não uma portabilidade e o tempo de validade é menor, apenas 1 ano. Com o fim da validade, precisa comprar novamente o acesso e isso, nem sempre, compensa. Mas, com ele é possível emitir: NF-e, NFS-e e NFE-e entre outras.

Outra grande vantagem do A1 é que ele não danifica fisicamente, já é um software, diferente do A3 que pode queimar o leitor digital do certificado. O A1 é uma boa opção para quem quer mais agilidade na assinatura dos documentos, porque ele já se encontra no computador e a instalação também é simplificada.

Independente do modelo que você escolher, é preciso lembrar da grande evolução que a tecnologia permite com total segurança nas suas informações, simplificando assim burocracia.

Além disso, você pode contar com a Marpe para te auxiliar a escolher o melhor modelo de certificado para sua empresa. Nós temos uma gestão que preza pela eficiência na comodidade das suas transações no dia a dia. Para saber mais, fale conosco (85) 98887-1673, nós podemos te ajudar. Conheça nosso site e nos siga também em nosso Instagram.